Conhecimento Basta?

Conhecimento Basta?

Olá, Amigos!

Que alegria escrever-lhes!

Tudo bem com vocês?

Sempre que os concursos vão se aproximando, é mais que normal que a gente acorde e durma com um certo "aperto" na garganta...

É a tal da ansiedade! Nossa mente é literalmente invadida por milhares de pensamentos, digamos, angustiantes.

Para superar esse estado emocional, caímos de cabeça nos estudos, buscando assegurar o máximo de conhecimento!

Aqui surge a pergunta que lhes trago no dia de hoje: conhecimento basta?

"E o que mais seria necessário, professor?"

Ora, há dois outros "elementos" que julgo imprescindíveis para o sucesso de vocês!

O primeiro deles, meus amigos e minhas amigas, é a velocidade!

Querem um exemplo? Está na praça o edital do concurso do Fiscal de Goiás. Muita gente está se preparando para este certame! Se vocês repararem bem no edital, fazendo uma conta rápida entre o número de questões da prova e o tempo disponível para resolvê-la, chegaremos à impressionante marca de dois minutos e meio por questão!

Acharam pouco?

Na verdade, é menos ainda! Seria uma média de 2,5 minutos por questão, se não houvesse gabarito para marcar... Porém, considerando aquelas dezenas de bolinhas que vocês terão que preencher no lugar certo, a situação fica ainda mais difícil.

Ou seja, mesmo que alguém saiba TUDO o que está no programa de todas as matérias, de muito pouco isso adiantará, caso não seja rápido nas resoluções! 

O casamento perfeito é esse: conhecimento e velocidade!

Numa prova como esta, de Goiás, nas condições que expliquei, o fator velocidade pesará tanto (ou até mais) que o conhecimento em si.

"Existe algo mais a ser observado, professor? Algum outro 'elemento'?"

Sim, sem dúvidas! Além de conhecimento e velocidade, há de haver o equilíbrio emocional.

Não adiantará muito ser um mago do conhecimento, e tão rápido quanto uma bala na hora de resolver as questões, se faltar ao candidato a tranquilidade para fazer o que tem que ser feito!

Já perdi a conta de quantos alunos e alunas conheci que se prejudicaram, a ponto de perder a vaga no concurso, só em função do nervosismo!

Talvez vocês conheçam alguém que passou por esta situação! Devem, portanto, saber, que não é algo a ser ignorado...

Mas, como dizia o poeta, "para todo mal há cura!"

Para desenvolver velocidade, o remédio é resolver questões! Milhares delas! E buscando sempre se tornar gradativamente mais rápido! 

Aqui no Olá, particularmente nas minhas aulas de Exatas, o que mais faço junto com vocês é resolver provas passadas, e repetir aquela máxima: "sete vezes, sete vezes, sete vezes..."

Já no tocante ao fator emocional, eu tive a alegria de criar o MPV - Motivação Para Vencer! Trata-se do mais completo treinamento emocional para concurseiros do Brasil. O MPV é uma jornada de 21 dias, ao meu lado, com dois vídeos diários (o da manhã e o da noite), repletos de ferramentas motivacionais incríveis, capazes de alavancar o estado emocional de todos os alunos que dele participarem!

A propósito, as matrículas da turma de agosto do MPV estão abertas! Que tal se dar este presente? 

E há ainda uma excelente possibilidade: vocês podem ganhar o MPV de presente participando da Promoção Dobradinha de Férias! Cliquem aqui e saibam tudo sobre a Promoção!

Fica, pois, o meu convite, para que cada um de vocês se questione: como estou no aspecto da velocidade? Como anda meu controle emocional? Está tudo bem mesmo? Pode melhorar? O que posso fazer para isso?

O Olá Amigos está sempre aqui, para ajudá-los nessa caminhada!

Estamos juntos!

Um forte abraço a todos!

E fiquem com Deus!

Prof. Sérgio Carvalho

olaamigos@gmail.com